Sociedade Columbófila

Logotipo Sociedade ColumbófilaBreve Historial
Segundo publicação em Diário de Governo de 12 de Março de 1952, a Sociedade Columbófila da Angeja foi constituída em 4 de Dezembro de 1951, tendo-se mantido em actividade cerca de dez anos. Não existem quaisquer registos que nos dê conta da identidade dos seus fundadores.
Em 1979, a direcção do então Centro Cultural Desportivo Angejense (CCDA), presidida pelo então universitário Alberto Gonçalves da Silva, que posteriormente se evidenciou um grande entusiasta da modalidade e dado o interesse manifestado por um grupo de columbófilos de Angeja e Cacia, liderado por Arménio Almeida dos Santos Abreu, solicitou a sua reactivação junto da Federação Portuguesa de Columbófilia, passando a constituir uma secção autónoma desta colectividade, com sede numa garagem sita na Rua dos Pinheiros, pertencente aos pais de Francisco José Souto Marques.
Com a desactivação do CCDA em 1981, perigou a continuidade da modalidade, mas a boa vontade da família de Francisco Valente veio dar um novo impulso à associação, com a cedência, primeiro de uma garagem e depois de um telheiro, da sua própria residência sita na Rua Fernando dos Santos.
A estabilização da colectividade verificou-se a partir de 1987 quando a junta de Freguesia de Angeja, então presidida por António Lopes das Neves, cedeu, para a sua actividade, a cave do Edifício Sede da autarquia, com entrada a partir da Rua da Fonte.
As condições de instalação da Sociedade Columbófila de Angeja melhoraram significativamente a partir de 1999, quando a Junta de Freguesia lhe cedeu uma sala no Mercado de Angeja. Em 2007 a Sociedade Columbófila cessou actividade doando o todo seu espolio a Junta de Freguesia de Angeja.


A Bandeira
A Bandeira da Sociedade Columbófila de Angeja é constituída por um logótipo inserido num fundo azul celeste, que representa o elemento natural do pombo (o ar), no qual se movimenta com todo o seu vigor e esplendor.
O logótipo é constituído por uma Rosa dos Ventos sugerindo que o pombo correio, partindo de qualquer ponto cardeal, tem como objectivo o regresso ao seu local de origem, a Vila de Angeja.
As cores, são as da nossa Vila (branco e vermelho) e as do nosso Município (amarelo e roxo).
Nesse mesmo logótipo está inserido, para além da figura de um pombo correio, o brasão da Vila de Angeja.

Galeria dos Presidentes da Direcção
Conforme referimos não existem registos da colectividade anteriores a 1979.

Foto de 1º Presidente de Direcção

Foto de 2º Presidente de Direcção

Foto de 3º Presidente de Direcção

Foto de 4º Presidente de Direcção

Alberto Gonçalves Silva
(1979 a 1981)
Adelino Ribeirinho Pires
(1982 a 1984)
José Neves Nunes Pinho
(1985 a 2004)
Vitor Silva Valente
(2005 até à 2007)

Site Map | Printable View | © 2009 - 2017 Junta de Freguesia de Angeja