Património de Angeja

Pelourinho de Angeja

Pelourinho de Angeja

Património Nacional

Localização: Praça da Republica Angeja.
Nota Histórico-Artistica: É uma construção, ou reconstrução, do início do século XX, mais precisamente de 1902. Não se sabe se alguns dos seus elementos são uma reutilização do pelourinho primitivo, demolido em data incerta. Sobre este são muito escassas as informações que nos chegaram, apenas sendo possível refazer, em linhas gerais, a história do concelho, considerado um dos mais antigos do país. Integrado nas terras da Feira, teve foral de D. Manuel em 1514, acabando por ser extinto no âmbito das reformas liberais.
O exemplar que hoje conhecemos integra-se nos denominados pelourinhos de bloco, elevando-se sobre dois degraus. Tem uma plataforma paralelepipédica e na base da coluna exibe-se a data de 1902. O fuste cilíndrico apresenta capitel em anel, o remate é formado por um bloco quadrangular com friso nas extremidades e decorado nas suas faces com as armas nacionais e a esfera armilar encimada pela cruz de Cristo.

(Informação retirada da página do IPPAR)

Cruzeiro da Costa

Cruzeiro da Costa

Localização: Rua da Costa
Nota Histórico-Artistica: O Cruzeiro da Rua do Costa remonta ao século XVIII. No ano de 1613, foi mandado construir para memória do acabamento da edificação da Igreja da Senhora das Neves e recentemente foi objecto de restauro. Assenta numa base quadrangular de um degrau, a sua base é cúbica de granito onde se destaca um friso a baixo relevo. Corpo bastante simples com remate tosco de gosto popular.
Cruzeiro do Calvário

Cruzeiro do Calvário

Localização: Largo do Calvário
Nota Histórico-Artistica: Deste cruzeiro sem qualquer elemento de extraordinário, contempla-se o baixo Vouga com os seus campos e vê-se a cidade de Aveiro. O cruzeiro é bastante simples, de granito tendo como base apenas dois degraus em material contemporâneo.

 

  • Moinhos de Água
  • Fontanários

Site Map | Printable View | © 2009 - 2017 Junta de Freguesia de Angeja