Fundação

Fundada a 13 de Setembro de 1867, sob o nome da «Philarmónica Angejense», teve nos seus sócios fundadores o apadrinhamento ideal para que retivesse no seu tecido social o fermento que conduziria serenamente até aos dias de hoje.

Cada sócio pagou na época 1800 Reis, o que equivalia a 4 libras e ainda mais 800 Reis de luz e papel.

A escritura foi efectuada no Tabelião de Sousa de Paus, lugar pertencente à freguesia de Alquerubim, mas que naquela altura era sede do Concelho de Albergaria-a-Velha.

Os instrumentos para a mesma custearam no porto a quantia de 400.000 Reis. Este dinheiro foi pedido à Caixa Económica de Aveiro, sendo seu fundador o sócio Manuel Nunes Ferreira Abreu. Como primeiro maestro teve o Padre António Santos, desta Freguesia.

Tendo sido elaborados e aprovados os seus Estatutos em 1909, a Philarmónica Angejense, passou a ser parte integrante de «ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO ANGEJENSE».

Instalações

Passado por várias casas de ensaio, hoje tem o privilégio de possuir uma sede própria, (desde 1970), a qual foi gentilmente doada pelos Sócios Beneméritos Manuel da Silva Valente e sua Esposa, Judite Rodrigues Martins, os quais jamais serão esquecidos.

Actualidade

Com mais de um século de existência a Banda desta Associação continua hoje como ontem a ser credora dos maiores elogios, pois sempre se tem sabido impor pela cultura e arte musical que desenvolve, prestigiando a Vila de Angeja e o seu Concelho.

Com cerca de 600 associados, prossegue hoje a sua actividade, mais do que nunca virada para a Banda de Música, Orquestra e Escola de Musica. A Escola de música forma novos músicos, gratuitamente para a manutenção da Banda e ao mesmo tempo é ocupação das crianças e jovens da nossa terra. Esta escola tem lições diárias de solfejo e adaptação aos instrumentos.

A Banda de Música é composta por 50 músicos de sopro e de percussão, ensaia 2 vezes por semana, (quarta e sexta feiras).

Efectua concertos em varias localidades de norte a sul do país.

Tem como responsável pela Banda de Música e Orquestra o Maestro Sr. Nuno Santos e como Presidente da Direcção o Sr. António Portela.

Contactos
Morada
Rua Fernando dos Santos 3850-425 Angeja